Gabela em linha - Cuanza-Sul Angola
Registar Calendário Pesquisar Soba Mázungue Ir para o menu principal
Hoje... | Novos membros | Cuanza-Sul | Café diário | Procura-se | Perguntas | Só membros | Escolas | C.A.D.A. | Encontros | Igreja R.S.I.

Gabela em linha - Cuanza-Sul Angola » 10- C.A.D.A. » C.A.D.A. e os seus bairros » Olá visitante [Entrar|Registar]
Última mensagem | Primeira mensagem não lida Imprimir Página | Recomendar a um amigo | Adicionar aos favoritos
Páginas (10): « prévio 1 2 3 4 5 6 7 [8] 9 10 próximo » Iniciar um tema novo Responder ao tema
Ir para o fundo da página C.A.D.A. e os seus bairros
Autor
Mensagem « Tema Anterior | Próximo Tema »
Quinto Quinto é masculino
Member

Data de Registro: 06-09-2008
Residência: Alemanha

Correspondencia Responder a esta Mensagem Responder com citação Editar/Apagar Mensagens  Mensagem ao Administrador       Ir para o topo da página

Oi !

Este nome de Paula Bessa, fez-me lembrar de um senhor que os pais falavam muito o Senhor Bessa. O meu pai se chamava Raimundo Huambo jogador de futbol que tinha alcunha de Cantifula, a minha se chama Luisa de Oliveira.
Se tu te lembras destas pessoas: eles tivera o primeiro filho o Jose Carlos (Zito) ja falecido.

Eu vi as fotos vocas no Colegio da CADA S. Joäo de Brito.
Agradeco que me confirmam se estou serto

Um abraco
Huambo

06-09-2008 16:33 Quinto não está em linha ou está em modo Fantasma Pesquisa de mensagens por Quinto Adicionar Quinto para a sua lista de amigos especiais Ver o perfil MSN de Quinto
A.Campos A.Campos é masculino
Member

Data de Registro: 04-20-2008
Residência: Peniche/Portugal

Tiro desportivo Responder a esta Mensagem Responder com citação Editar/Apagar Mensagens  Mensagem ao Administrador       Ir para o topo da página

Amigo e Senhor Mendes

Boa tarde

Ao ler uma mensagem que enviou ao seu amigo Ferreira por causa de um torneio de tiro aos pratos, fez me recordar uma passagem que ocorreu no campo de tiro da CADA, não foi aos pratos mas sim aos pombos.

Estavamos, prontos para começar o torneio, qual não é o nosso espanto quando aparece um individuo, com uma cartucheira á cinta e uma caçadeira de cães, logo os considerados bons, fizeram os seus comentários,como por exemplo, donde saiu esta ave, enfim e outros piropos.Pois quando o individuo foi atirar matou o 1º pombo,bem morto e foi assim até ao fim da prova, pois matou os oito pombos que era a pule, que veio a ganhar a prova,Depois de receber o seu 1º lugar, virou-se para os atiradores presentes:
-Até amanhã meus senhores e muinto obrigado por este dia,e, foi-se embora.
Nunca mais o vi em nenhum torneio.

Desculpe esta minha ousadia

Um abraço
A.Campos
07-09-2008 19:17 A.Campos não está em linha ou está em modo Fantasma Pesquisa de mensagens por A.Campos Adicionar A.Campos para a sua lista de amigos especiais Ver o perfil MSN de A.Campos
kiki
Member

images/avatars/avatar-1412.jpg

Data de Registro: 06-08-2005
Residência: portugal

RE: Tiro desportivo Responder a esta Mensagem Responder com citação Editar/Apagar Mensagens  Mensagem ao Administrador       Ir para o topo da página

Alguém sabe onde pára o Heleno???
Chegou a mandar-me um postal de frança, mas a minha vida deu umas voltinhas (Big Grin ) e perdi o dito postal! Snif! Crying em deu para agrdecer!
Ele está inscrito no mazungue???????????
Beijinhos e até amanhã!

07-11-2008 00:22 kiki não está em linha ou está em modo Fantasma Pesquisa de mensagens por kiki Adicionar kiki para a sua lista de amigos especiais
Cesar Ferreira Cesar Ferreira é masculino
Member

images/avatars/avatar-1389.jpg

Data de Registro: 10-06-2007
Residência: Alma

Responder a esta Mensagem Responder com citação Editar/Apagar Mensagens  Mensagem ao Administrador       Ir para o topo da página

Amigo A. Campos, (amigo de Peniche).
Então e os pombos? O gajo levou-os para casa ou deixou-os lá?
Um bom caçador não abandona as peças abatidas.
Era de um fulano assim que precisavamos para nos representar em tiro de fosso olimpico agora em Pequim. Era ouro pela certa.
CF
07-11-2008 17:43 Cesar Ferreira não está em linha ou está em modo Fantasma Pesquisa de mensagens por Cesar Ferreira Adicionar Cesar Ferreira para a sua lista de amigos especiais Ver o perfil MSN de Cesar Ferreira
manuel m.ferreira manuel m.ferreira é masculino
Member

Data de Registro: 05-01-2006
Residência: carnaxide

Responder a esta Mensagem Responder com citação Editar/Apagar Mensagens  Mensagem ao Administrador       Ir para o topo da página

A. CAMPOS (AMIGO DE PENICHE).
Gostaria de saber se por acaso és o CAMPOS "aquele puto que já era casado com desasseis anos"?

07-12-2008 00:14 manuel m.ferreira não está em linha ou está em modo Fantasma Pesquisa de mensagens por manuel m.ferreira Adicionar manuel m.ferreira para a sua lista de amigos especiais Ver o perfil MSN de manuel m.ferreira
Member

Aqui vos deixo um artigo publicado no Jornal de Angola com um pouco de história sobre a fundação da Boa Entrada:-

Situada a 7 Km da Gabela, no município do Porto Amboim, o caminho que leva à Boa Entrada-Cada é muito estreito e a estrada sem asfalto reclama por reabilitação. Sem outra alternativa, a população recorre, diariamente, aos conhecidos kupapatas. Outros, optam pelo trajecto a pé até à cidade da Gabela, como é o caso das vendedoras ambulantes que lá vão revender os seus produtos.
A Cada, construída por Norton de Matos em 1925, aquando da inauguração dos primeiros 80 Km da linha-férrea, na localidade da Boa Viagem, teve como objectivo a produção de café.
Reza a história que a construção da Boa Entrada começa na altura da partilha de África. Os livros mais antigos, de acordo com o docente universitário Júlio Mendes, informam que em 1888 os dois primeiros portugueses a chegarem à região de Assango, provenientes de Porto Amboim, tinham como objectivo abrir uma empresa de comércio de tecido e outros produtos.
É desta data que os missionários e militares portugueses começam a ter contacto com a produção de café que já vinha sendo industrializado pelos nativos da região.
De uma forma brusca, os colonizadores portugueses expropriaram os nativos das suas terras, tornando-se nos novos proprietários.
Este facto levou a uma série de revoltas por parte dos nativos de Amboim, como a grande primeira revolta de 1893, em que foram queimadas as fazendas e envenenados os patrões. A segunda revolta aconteceu de 1895 a 1896 e culminou em 1917. Em função disto, grande parte dos portugueses refugiou-se em Porto Amboim.
Segundo informações do Jornal Independente, de 1917, os portugueses reclamavam a inércia do Governo português face à fúria das populações do Amboim, conhecida como a "fúria dos indígenas".
António José Dantas, Ernesto da Silva Melo, Simeão Pinto e António Costa eram os portugueses responsáveis da fazenda - hoje conhecida por Cada - e certo tempo depois Simeão Pinto abandonou para produzir café noutra região.
Sob a gestão de Norton de Matos foram construídas estradas em 1912 pelos administradores e pela população que utilizava enxadas, catanas e picaretas.
Nessa altura, o estado das estradas causou vários prejuízos, uma vez que na época das chuvas se atrasava a entrega de mercadorias.
Para reverter o quadro, de acordo com Júlio Mendes, em 1921 o Governo português assinou um acordo com a Companhia Angolana de Agricultura (Cada), para a construção do Caminho-de-Ferro do Amboim, a ser explorado num período de 90 anos. Após este período, a gestão da fazenda passaria para o Estado português.
No entanto, construído de 1923 a 1941 o Caminho-de-Ferro passou a transportar a maior parte da produção de café, cacau, óleo de palma e de coconote, em Porto Amboim. No quadro da importância económica que os portugueses davam à região de Amboim, a 8 de Setembro de 1923, o café é conduzido para ser exportado em Porto Amboim, por decreto de Norton de Matos.
Os grandes países como a Holanda, Bélgica, Inglaterra e os EUA tinham grandes interesses em importar o café da região de Amboim.
Em função da construção do Caminho--de-Ferro do Amboim começa a construção da maior empresa agrícola de Angola, denominada Companhia Fabril e Pastoril de Benguela Velha.
v

CF
08-24-2008 00:09 Cesar Ferreira não está em linha ou está em modo Fantasma Pesquisa de mensagens por Cesar Ferreira Adicionar Cesar Ferreira para a sua lista de amigos especiais Ver o perfil MSN de Cesar Ferreira
Paula Bessa
Member

Data de Registro: 04-30-2005
Residência: Braga

Olá a todos especialmente ao César que colocou aqui este artigo sobre fundação da CADA.
Já por várias vezes me tinha interrogado sobre as origens da CADA. Não fazia a mínima ideia de todo este historial.
Curiosamente o meu pai sempre me disse que a Boa- Entrada, tinha sido projectada a nível arquitectónico por belgas, os seus primeiros donos... Será que as histórias se completam!?

Beijinhos a todos. Amanhã o regresso ao trabalho Crying Shocked Mad Frown Smile ) Pleased

08-31-2008 22:47 Paula Bessa não está em linha ou está em modo Fantasma Enviar email a Paula Bessa Pesquisa de mensagens por Paula Bessa Adicionar Paula Bessa para a sua lista de amigos especiais
Member

Olá Paula.
O seu pai tem razão. De facto houve um periodo em que a CADA foi propriedade dos Belgas. Eu tive a oportunidade de ter acesso a muita correspondência em francês que se encontrava nos arquivos do escritório central. Os residentes do final da decada de 1940 e inicio de 1950 ainda se cruzaram com funcionários belgas. Recordo-me particularmete de um casal que tinha um rapaz e uma raparida, sensivelmente da minha idade e que ocuparam uma das primeiras casas a serem construidads no bairro junto ao edificio do club que na época se encontrava igualmente em construção. Esses miudos tinham uma coisa que era muita uma invejada pelos restantes. Cada um tinha a sua troutinete. Um luxo para a época. Quando eles passavam por nós com um pé no estrado e o outro a dar balanço, era o máximo.

Para recompensar a sua curiosidade aqui vai a trancrição de parte de um artigo da autoria de Natacha Roberto, publicado no Jornal de Angola:-

"A semente da construção da CADA foi lançada em 30 de Junho de 1919, data em que se constituiu a Companhia Fabril e Pastoril de Benguela Velha.
O proprietário, Bernardino Alves Correia, a partir de Porto Amboim foi tirando terras aos nativos para construir a 11 de Novembro de 1920 a Companhia do Amboim, que mais tarde se viria a chamar Companhia Angolana de Agricultura (CADA). Porém, Bernardino Correia, que exportava café para os EUA, Inglaterra e Alemanha, vê-se num repente impossibilitado de vender o café, o que lhe causou graves problemas financeiros.
Em 1927, Bernardo Correia, ante as dificuldades de tesouraria, decide então vender a Companhia Angolana de Agricultura a um grupo de belgas da empresa Alé e à Société Financier de Cachot. Em 1939, início da II Guerra Mundial na Europa, a Bélgica é ocupada militarmente pela Alemanha e toda a actividade política, administrativa, económica e financeira fica paralisada, o que afecta as propriedades dos belgas na CADA.
Os novos proprietários passaram a controlar e a construir a Boa Entrada/CADA, expandindo a produção do café e suas actividades.
Estes proprietários decidem, cinco anos depois, isto é, em 1944, vender a propriedade, altura em que se conclui a ponte das cachoeiras.
O governo português faz uma publicação para a venda da empresa, comprada pelo Banco Espírito Santo e pela editora Guedes de Portugal.
A partir de 1949 tornam-se donos de toda a extensão agrícola da CADA e a produção de café em 1950 aumenta para cerca de sete mil e quinhentas toneladas.

CF
09-01-2008 17:44 Cesar Ferreira não está em linha ou está em modo Fantasma Pesquisa de mensagens por Cesar Ferreira Adicionar Cesar Ferreira para a sua lista de amigos especiais Ver o perfil MSN de Cesar Ferreira
Páginas (10): « prévio 1 2 3 4 5 6 7 [8] 9 10 próximo » Tree Structure | Estrutura do Fórum
Saltar para:
Iniciar um tema novo Responder ao tema
Gabela em linha - Cuanza-Sul Angola » 10- C.A.D.A. » C.A.D.A. e os seus bairros

Google
Fórum Software: Burning Board 2.3.0, Developed by WoltLab GmbH