Você não está logado.

Seja bem-vindo(a) ao Mazungue! Já está inscrito? Por favor < entre por aqui > Ou < registe-se aqui > se ainda não é utilizador registado. Depois de estar devidamente registado poderá colocar fotos, responder ou iniciar textos, escrever no blog pessoal, enviar mensagens a outros membros e manter-se corrente sobre nova informação. Se se esqueceu da senha siga as instruções dadas aqui: < Perdeu a senha? > Saudações fraternais!..

Lino

Magnum

• "Lino" é masculino
  • "Lino" started this thread

Local de infância: Nesta pequena Jaguarão

• Enviar mensagem particular

13,705

quarta, 19 maio 2010 - 19:08

Velho/jovem Corcel

No próximo dia quatorze fará trinta anos que retirei o flamante Ford Corcel II GT, na revendedora daquela montadora, em Joinville/SC. Ele tinha um peculiar cheirinho de carro novo e tudo era novidade para mim, então um jovem (olhando de agora) de trinta anos, transferido para o Sul, após uma temporada de quatro anos na Amazônia. Afeiçoei-me ao dito e foi um excepcional companheiro de estradas por anos a fio e, nelas, nunca me deixou na mão.
Há cerca de dois anos, adquiri uma camionete EcoSport, da mesma marca, e verifiquei a oceânica diferença tecnológica alcançada nessas três décadas entre um e outro projeto automotivo.
Encostei o Corcel na garagem e palmilhei os últimos trinta e três mil quilômetros a bordo da Eco. Esta semana resolvi inverter o descanso e retirei o Corcel do seu – Quanta diferença senti! Seria inútil e fastidioso enumerá-las. Contudo, gostaria de dizer que, em três décadas dirigindo o meu velho companheiro de estrada, jamais atropelei um passarinho. Quanto à Eco, excetuando seres humanos, cavalos, muares e bovinos, já dá pra fazer um rol extenso de atropelamentos, confesso amargurado.
Lá vinha eu, hoje, depois do almoço, pela estrada da lagoa, sob chuva intermitente e pensando nisso, ao mesmo tempo em que me lembrava de sequer pensar em passar o velho Corcel adiante, embora se apresentem interessados. A Eco, apesar de toda a sua modernidade e eletrônicos embarcados, já estou matutando em trocá-la por uma mais moderna, talvez pelo modelo 2011.
O Corcel continuará comigo, afinal, ele é um jovem de trinta anos, a idade que eu tinha quando o adquiri e, naquela época, eu também me sentia jovem.

Voltarei... Depois de preparar um mate ao meu gosto, assentar a poeira e deixar-vos a imagem doutro proprietário de Ford Corcel II, quando era jovem; e vivo.

Lino

Ford Corcel II - Modelo 1983

Lino

Magnum

• "Lino" é masculino

13,706

quarta, 19 maio 2010 - 19:30

A USP, no Huambo

Bem, amigos do Huambo, a USP é uma conceituada Instituição de Ensino e não seria eu a realçá-la, apenas posso dizer que será contributiva a sua presença no Planalto, se ali fincar base, o que não conseguiu a nossa Amiga Isaura, com a Universidade Lusófona. Desconheço o porquê e não irei opinar sobre o que não sei.
Boa sorte à USP e aos seus futuros alunos, se os houver.

Voltarei... Que os primeiros mates já foram, goela abaixo.

Lino

Universidade Brasileira busca parceiro para Cursos de Mestrado

Uma delegação da Universidade de São Paulo (USP), Brasil, está desde hoje, na cidade do Huambo, em busca de parcerias para a instalação de uma representação privada, com quem possa implementar Cursos de mestrado.
Da delegação inclui o Director da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (Brasil), a coordenadora da USP no Lobito, Província de Benguela, e o colaborador Luís Antunes.

Após a sua chegada, os responsáveis foram recebidos em audiência pelo Vice-governador para o sector social e económico, David Barbosa, a quem apresentaram cumprimentos de cortesia e explicaram o objecto da viagem.
No período da tarde, manterão encontro com o Reitor da Universidade José Eduardo dos Santos, Cristóvão Simões, vice-reitores, director provincial da Educação Ciência e Tecnologia, Felisberto Mona, e o do gabinete do vice-governador Manuel Vitongue.
De acordo com o programa, esta é a segunda visita de trabalho da delegação. A primeira aconteceu em Abril último.

0 – 0 - 0

Lino

Magnum

• "Lino" é masculino

13,707

quarta, 19 maio 2010 - 20:50

RE: Ecos do Luimbale/Londuimbali

Bem, amigos do Huambo, parece que a notícia vinda dos municípios do interior é uniforme, a carência de Professores. Aqui no Luimbale da nossa Amiga Vânia Reis ocorreu a inesperada reprovação quase geral dos candidatos ao posto professoral, menos de cinquenta aprovados num universo de mais mil e quinhentos candidatos!
Assim foi.
Voltarei ao mate amigo e, aqui, mais tarde, mas voltarei...
Lino

Administrador lamenta por baixo enquadramento de Professores

O Administrador do Município de Londuimbali/Luimbale, cerca de noventa e dois quilómetros a Norte do Huambo, Evaristo Ulombe, lamentou hoje, nesta cidade, o facto de a localidade ter registado um baixo número de candidatos aprovados, no recente concurso público para admissão de novos professores.
Em declarações, explicou que o município tem quatrocentos lugares disponíveis, mas pouco menos de cinquenta candidatos, dos mais de mil e quinhentos submetidos a exames de aptidão, foram aprovados.
Considerou uma "gota no oceano" o numero de Professores admitidos para o Sector da Educação, numa altura em que são controlados mais de treze mil crianças em idade escolar fora do sistema normal de educação, por falta de docentes, no presente ano lectivo, naquela circunscrição.
"A prioridade da administração foi apostar nos candidatos residentes, que garante estar junto das crianças que não estudam por falta de professores. Existe localidades em que os alunos nunca tiveram contacto directo com o docente, para saber ler e escrever", expressou.

O Administrador de Londuimbali/Luimbale assegurou que a situação foi apresentada ao Governador da província, Fernando Faustino Muteka, durante a sua visita de constatação e da sua apresentação oficial à população local, que prometeu tudo fazer para inverter a situação do Sector naquele município.

Rua do Luimbale/Londuimbali em flor. Em Outubro de 2008, numa foto de Luis Lima (Luing)

O Sector da Educação de Londuimbali necessita de trinta e cinco Escolas do Ensino Primário, cinco do Primeiro e duas do Segundo Ciclo, respectivamente, quatrocentos e oitenta e três Professores do Ensino Primário, cento e dez Docentes do 1º Ciclo, cinquenta e nove Técnicos Superiores e cento e vinte e quatro Funcionários Auxiliares.
Na presente época escolar, foram matriculados mais de 33.982 alunos do Ensino Primário ao Primeiro Ciclo Secundário, onde o Sector controla sessenta e duas Escolas, sendo quarenta e sete comunitárias e quinze de construção definitiva.

Tem pouco mais de mil professores.

0 – 0 – 0

Lemos Ferreira

Legionário

• "Lemos Ferreira" é masculino

Local de infância: Lisboa

13,708

quarta, 19 maio 2010 - 21:13

Obrigado Manecas

Caro Manecas

Muito obrigado pela descrição :SL ! tomei a liberdade de partilhar no Portal dos Classicos www.portalclassicos.com, aqui:

http://www.portalclassicos.com/patrimoni…html#post406383

Seria uma honra ter os meus amigos Manecas e Lino como membros do Portal!

Lino toca a registar e por o seu Corcel com umas na sua Garagem do Portal pois é lindo!. Já temos lá um da Sylvia Wahrlich (verde) ela é de Rio Grande do Sul :D mas estou com ela todos os anos pois vem sempre passar temporadas por aqui :D

Aqui: http://www.portalclassicos.com/vbpicgall…?do=view&g=1922

Um abraço

Francisco
www.portalclassicos.com

Lino

Magnum

• "Lino" é masculino

13,709

quarta, 19 maio 2010 - 21:45

RE: Velho/jovem Corcel

Francisco, já lá fui, inscrevi-me e coloquei esta imagem dele, da qual gosto muito, aqui na Lagoa Mirim, alguns anos atrás.

Esse carro que expões, da senhora Sylvia, é um Corcel I, o predecessor do meu e fabricado até o ano de 1977. O meu irmão teve um, também GT, e arrebentou contra um muro que não quis sair da frente.
Até mais tarde, que preciso me preparar para voltar ao pago natal.

Lino

Lemos Ferreira

Legionário

• "Lemos Ferreira" é masculino

Local de infância: Lisboa

13,710

quarta, 19 maio 2010 - 21:50

Obrigado é uma honra!

Lino Dei uma ajuda e ciumpri uma regra de apresentação na comunidade na secção de entusiastas :h-

http://www.portalclassicos.com/os-entusi…no-cardoso.html

Um abraço

Francisco
www.portalclassicos.com

1 usuário além de você está navegando neste tópico:

1 membro (1 estão invisíveis)