Você não está logado.

• "São Matos" started this thread

Local de infância: Boa Entrada--CADA

• Enviar mensagem particular

1

segunda, 11 janeiro 2010 - 17:28

Calendário dos Santos

Sabem que Santo corresponde ao dia de hoje? E sabem que a todos os dias do ano corresponde um Santo?

Ao desfolhar um pequeno almanaque com o calendário religioso, achei que talvez fosse interessante abrir um fio sobre este tema. Todos os dias colocaremos o santo correspondente e escreveremos algo sobre a sua vida. Há santos que têm mais importância que outros e há santos novos que não têm direito ao seu dia .

Nos meios rurais os santos são muito venerados e há imensas festas em sua honra.

Pois, vamos então falar de Santo Higino, o santo do dia 11de Janeiro. Deixo apenas um pequeno resumo

Papa da Igreja Cristã Romana (136-140) nascido em Atenas, na Grécia, eleito como sucessor do papa Telésforo (125-136) e que ficou conhecido por tornar mais precisa a questão da hierarquia na Igreja e pelo estabelecimento do costume de haver padrinho e madrinha no batismo. Filho de um filósofo grego, assumiu a cadeira apostólica, quando reinava o imperador Antonino Pio. Governou a Igreja por apenas 4 anos e teve um pontificado perturbado pelas perseguições aos cristãos e pelos focos de heresia que começavam a nascer na Igreja dos primeiros tempos.

. ..... dirigiu a Igreja Católica com muita determinação e coragem, frutos de sua fé e constantes lutas no empreendimento do plano da Salvação

. Não se sabe exatamente a causa de sua morte, mas acredita -se que foi preso e condenado á morte no governo do Imperador Adriano e que também tenha morrido martirizado, em Roma. O papa de número 9 foi enterrado no Vaticano, próximo a tumba de São Pedro e sucedido por São Pio I (141-155).

Há dúvidas que tenha morrido realmente martirizado e tem sua festa celebrada no dia 11 de janeiro.

Vale de Soure

Vagabundo do Mazungue

• "Vale de Soure" é masculino

Local de infância: Entre o Arunca e o Mondego

2

segunda, 11 janeiro 2010 - 18:40

S. Higino?

E eu a pensar que era dia de São Matos... :D :D :D

Falando sério: acho que a ideia é engraçada. Só tenho pena de não perceber muito de santos.... ?( ?( ?(

Mas vou ver se colaboro, no futuro. :thumbup: :thumbup: :thumbup:

Abreijos (como diz o Cintra)!

3

segunda, 11 janeiro 2010 - 22:10

santos e santas

Vale de Soure, o dia da minha santa foi a 8 de Dezembro. Inté foi feriado! :D :D sabes que antigamente os pais escolhiam os nomes dos filhos em homenagem aos seus santos e santas preferidos? Agora adivinha la´porque me puseram o nome de Conceição. :g :g

4

terça, 12 janeiro 2010 - 16:03

Hoje é dia de Santo Arcádio

Hoje, 12 de Janeiro é dia de Santo Arcádio.Nunca tinha ouvido falar neste santo e vocês provávelmente também não.Fui fazer uma pesquisa sobre a sua vida e descobri que viveu por volta do ano 260, em Cesária, Mauritânia , numa época em que a igreja e seus seguidores sofriam grandes perseguições. Quem se recusasse a praticar cultos pagãos era perseguido, torturado, os seus bens saqueados e até morto. Santo Arcádio,escondeu-se e um seu parente foi preso e torturado para denunciar o seu esconderijo. Santo Arcádio , ao saber disto, entregou-se e foi torturado de foram horrível( desmembrado)por se recusar a trair o seu Deus. Tornou-se desta forma um verdadeiro mártir e levou a que muitos pagãos se convertessem ao catolicismo.

É estranho como a Igreja Católica usou e abusou também da tortura , para converter judeus e não só ,ao catolicismo.

Há uns anos vi uma exposição de instrumentos de tortura usados durante a Inquisição, que eram de arrepiar.Só mentes muito diabólicas poderiam inventar tais instrumentos. E esses mártires? Será que também são santos?

• "lua africana" is feminina

Local de infância: Luanda, Lobito, Sá da Bandeira

5

quarta, 13 janeiro 2010 - 15:04

Santas e Santos

AKA AMIGA,
vI-ME GREGA PARA ENCINTRAR O TEU FIO PORQUE DISSESTE QUAL ERA O TEM E QUE ABRIA

Kalunga

Magnum

• "Kalunga" is feminina

Local de infância: Gabela

6

quarta, 13 janeiro 2010 - 15:22

Calendário dos Santos

Oi São:

Já dissecaste a vida do teu santinho de hoje, nada mais te posso sobre ele oferecer, mas deixo uma quadrinha...

Um pouco virada para a ironia...mas eu em Santinhos não acredito...quem os fez? a própria Igreja depois de os torturar!!!Ou de os condenar a vidas misiráveis etc..etc.,Havia aqui muito pano para mangas!Sob coação de torturas e persiguições tenebrosas, eu sou tudo até santinha,antes fome que tortura,ou negar a verdade e jurar na mentira para salvaguardar a vida.

Ora vamos lá !

Torturaram Santo Arcádio
Para mais um santinho haver
Assim eram os selvagens do passado
Que a fé fizeram nascer!

Beijocas não santificadas pois não passo de uma mortal pecadora.

Kalunga...)
(KALUNGA...)